segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aracaju - SE

“Ê terra boa! Minha pequenina Aracaju. Onde estão as suas araras e seus cajus? Ê povo carinhoso! Quem aqui chega, sabe o que é cuidar. Turistas se encantam, não querem mais sair de cá. Em suas praias não há melhor caranguejo, nem maior guaiamum. Delícias não há de faltar. Aracaju terra da felicidade, do sol, rio e mar. Como não se apaixonar? É a melhor cidade para se viver. Tem qualidade de vida, então: Pressa pra quê? Aqui ainda se tem alegria e respeito pelo cidadão. Aracaju minha querida; é e será meu eterno lar, Não te troco por lugar nenhum. Não te troco por nenhum outro lugar.” (Jecely Teixeira)


Eu já sou suspeita para falar de Aracaju, pois esta terra tornou-se meu segundo lar. O mais interessante é que antes de chegar até lá pela primeira vez, jamais tinha me programado para andar por essas terras tão boas e agora não saio mais de lá.

Aracaju tem todas as maravilhas que as cidades do nordeste tem e ainda preserva aquele ar de cidade que está crescendo, sem muita correria com ótimos preços e sem dúvida alguma com a orla mais bem estruturada do nordeste. É denominada como a capital brasileira da qualidade de vida.



A Orla de Atalaia conta com uma mega estrutura de lazer. São quatro campos de futebol, quadras de tênis, pista de skate, área de ginástica, ciclovia, parede para escalada, lagos para canoagem, pedalinhos entre tantas outras opções. Isso sem contar ainda com o Centro de Cultura e Arte e o Oceanário.



Junto a toda esta maravilha, está a Passarela do Caranguejo, local de visitação obrigatória. No final da Av. Santos Dumont, dezenas de bares e restaurantes. Um ao lado do outro competindo com os mais saborosos pratos e o forró que vai pela noite a dentro. Sempre que por lá estou faço paradas obrigatórias no Casquinha de Caranguejo e no Cariri.

Depois de saborear as lambretas, comer bastante amendoim cozido, caldinho de sururu e caranguejo você pode dar um mergulho logo ali na praia da Aruana que fica bem próximo a cidade. Basta seguir a Rod. José Sarney. Ali existe um hotel bem bacana chamado Aruanã. Lá rolam shows no estilo sunset - vale a pena conferir.


Na praia da Aruana a parada é sempre no Paraíso do Baixinho. Um quiosque com preços bem bacanas e o clima sempre alto astral dos atendentes que fazem deste quiosque um atrativo especial entre tantos outros.

O mar de Aracaju tem seu diferencial. Existe uma enorme faixa de areia muita dura e super fina que faz com que você tenha que dar pelo menos uns duzentos passos até conseguir ter a água na cintura..rsss


Tem também o fator vento e isso traz mais um atrativo as praias. No entardecer do dia várias pessoas praticam o kite surf.



A melhor forma de conhecer Aracaju é alugando um carro e para isso conte sempre com a Locave. Pessoal de lá é super gente boa e os preços são bem justos.

Sendo assim, o rumo agora segue em direção a Estância, cidade que fica a 70km da capital onde se "esconde" a espetacular Praia do Saco.


Bastante diferente das praias da capital, a Praia do Saco tem uma pequena extensão de areia com águas verdes cristalinas e temperatura amena. Um pedacinho do paraíso que estou revelando aqui. Aquela faixa de areia que se vê na foto acima, depois do mar, é chamada de Ilha da Sogra. Diz a lenda que foi abandonada a mãe da mulher de um pescador nativo, pois quando a maré está baixa avista-se a faixa e quando a maré sobe...adeus sogrinha...rssss


Como se não bastasse toda essa beleza a Praia do Saco ainda proporciona um passeio incrível pelas dunas ali formadas onde pude ver cobras, corujas e o lindo encontro do rio com o mar.



Voltei para a cidade depois de passar o dia inteiro neste paraíso e ainda consegui parar na Orla do Pôr do Sol. Esta orla fica no bairro de Mosqueiro e é banhada pelo rio Vaza Barris, outro ponto de parada obrigatória na cidade.



Depois deste dia intenso e maravilhoso voltei ao hotel, que a propósito super indico as pessoas que costumam viajar como eu. Dinheiro é para gastar se divertindo nas viagens e por isso sempre procuro lugares bons e baratos para hospedagem. Fiquei no Hotel Litoral. Super limpo, bom café da manhã e atendentes bem prestativos e simpáticos. Detalhe fica a alguns passos da Passarela do Caranguejo.

Ainda dei um rápido passeio pela Orla do bairro industrial para no outro dia conhecer a Barra dos Coqueiros que fica do outro lado do rio Sergipe e atravessar a bela ponte, Construtor João Alves.


No outro dia depois de um belo café da manhã a base de cuscuz, macaxeira e carne frita, bora pra rua que o dia tá lindo! O destino - Atalaia Nova. Um novo bairro do outro lado da ponte que vem crescendo muito com condomínios e hotéis de luxo.


Na Barra dos Coqueiros, também conhecida como Ilha de Santa Luzia, se tem uma vista linda de toda orla a beira do rio do centro de Aracaju, aonde fica o Mercado Municipal e outros tantos cartões postais da cidade como o Palácio Olímpio Campos, a Ponte do Imperador, a Catedral e o Mercado Thales Ferraz.


O Mercado Municipal Antônio Franco é uma atração a parte. Nenhum turista deixa de passar por lá e fazer suas compras para levar lembrancinhas a todos. Isso sem contar com a parte do mercado para comprar frutos do mar fresquinhos e seus hortifrutis.


Depois deste tour hora de relaxar no mais charmoso quiosque da região. Parati, fica na Praia do Refúgio e é o quiosque baladeiro da cidade. Lá acontece o festival de verão, luau, arraial e todas as festas mais bacanas com o público "chique" de Aracaju.


Não posso deixar de falar também do não menos lindíssimo quiosque, Com Amor Beach Bar que tem a frequencia do púbico mais jovem pois lá acontecem festas de música eletrônica. O quiosque é belíssimo, tem piscina e acreditem, dentro do toilette tem ar condicionado.


Hora de partir para o litoral norte do Estado - Pirambu lá fui eu!


São 45km de orla com areias claras, 14 deles de dunas. A vegetação que predomina são de coqueiros e manguezais. O local virou referência pois abriga o Projeto Tamar - Ibama.


A praias de Pirambu ainda são pouco exploradas e o ponto de destaque é a Lagoa Redonda, também conhecida como Pequeno Deserto devido suas grandes dunas que tem vista para o mar e para o mangue. O esporte aqui praticado é o sandboard. Na lagoa existem alguns restaurantes aonde você pode escolher se quer ficar dentro ou fora do rio.


Diversão não falta a quem visitar nosso menor Estado do país, porém grandioso em suas belezas naturais.

Ah! E não se esqueça de pegar uma carona nos links para:

Outros dois passeios fenomenais por essas terras abençoadas do Estado de Sergipe.

2 comentários:

  1. Estou pensando em conhecer Aracaju, procurando dicaspois vou ficar apenas 3 dias precizo me programar bem pra nao perder tempo.
    encontrei seu blog

    estou te seguindo.

    http://viajandopelobrasi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bacana! Aracaju é ótima - espero ter ajudado. Se conseguir se programar em três dias vc consegue fazer bastante coisa por lá, boa sorte!

    ResponderExcluir